Lei de direitos autorais

LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Artigo 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou;

31 de jan. de 2013

Metamorfose, demorei mas li

Por Laura Lucy Dias

    
Retirado do Skoob
Um dos maiores pecados de um leitor deve ser nunca ter lido nada de Kafka. Era assim que eu me sentia pelo fato de mais de 15 anos de leitura e nunca ter lido nada dele, influente autor dentro da filosofia e tudo mais.
   Esbarrei com esta edição da foto na Livraria Cultura no passeio de férias pela paulista com meu gatão, minha gatona Gisele Morrison e o seu gatão Lucas. Foi uma bagatela de quinze reais. Não estou aqui para discutir preço de livros... mas achei barato.
   A história já começa na cama de Samsa, ele desperta e percebe que está atrasado para seu serviço, mas fica protelando na cama, e quando percebe já está se metamorfoseando. O inseto é um mistério que você pode descobrir pela obra ou pelas ricas notas de rodapé, que às vezes auxiliaram e às vezes não. Elas acabam por fazer mais uma análise da obra do autor que apenas desta em si.
Tudo acontece sem um motivo plausível e os personagens que entram vão desde a doce irmã até o gerente da empresa. Todos acabam tendo contato com o metamorfoseado, mas ninguém realmente tenta resolver seu problema, e de fato é isso que ele é: um grande problema para todos.
O que mais espanta é toda a preocupação que Samsa tem pela família e sua busca por garantir uma melhor convivência com todos. Porém com toda a nossa experiência Marwel de mutantes, esperamos que aconteça uma coisa e na verdade... não é nada do que esperamos, esqueçam os X-men, ninguém o matricula em uma escola especial.
Vale a pena ler, tenha a mente aberta, pois assim como Alan Poe foi muito copiado nos seus contos policiais, esta história repercute em nosso repertório de filmes, desenhos e outras mídias mais por aí de várias maneiras e com várias roupagens.
Já o Veredicto, deixo para outra pessoa que tenha entendido melhor que resenhe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário