Projeto "O Pequeno Príncipe" 2016 - 4º anos
Sejam bem-vindos à página que vai trazer atualizações do projeto O Pequeno Príncipe. Resolvi fazer uma página para que possa ser atualizada como um diário de bordo, mas na verdade vai ser mais um semanário de bordo.O projeto
Pelo amor que as professoras (sendo eu a Laura, que lecionará como professora de projetos dos quartos anos de 2016, e das professoras titulares das turmas em questão) têm pela obra "O Pequeno Príncipe", decidimos fazer um projeto de leitura e interpretação, com oficinas e produto final baseados na obra.
Iniciamos pensando na maneira que seria feita a leitura na sala de aula, e com o apoio da professora da Sala de leitura encontramos uma forma diferente de tratar essa leitura: de forma cinestésica.
Sendo assim, os alunos ouvirão a leitura dos capítulos do livro vendados, para trabalhar a imagem na cabeça e através da compreensão do audio, de forma que privilegiaremos a imaginação e a audição neste percurso.
Para que os alunos fiquem vendados de forma confortável eu pedi à minha sogra que confeccionasse as vendas com elástico e TNT, passamos o sábado de 20/3 - eu, ela e meu marido - cortando, dobrando costurando e recortando as sobras de linha.
Cada aluno terá a sua própria venda e a utilizará em todas as aulas que faremos a leitura dos capítulos.
22/2 à 8/3/2016
Nesta semana nós apresentamos o material para os alunos, cada faixa ganhou um envelope feito de origami, com papel sulfite reciclado, no qual colocaram seus nomes e poderão guardar suas faixas. Veja a dobradura que fizemos na imagem abaixo, acompanhe o passo a passo para o tamanho de um CD:
Passo a passo retirado deste link
Depois de apresentado o material e registrado seus nomes os alunos do 4ºA agradeceram à D Fátima pelo carinho no vídeo que segue:
Esta é a D fátima:
Esses são os alunos durante a leitura da dedicatória e capítulos 1 e 2:
Após a leitura conversamos sobre quem narra a história:
O aviador.Sobre a carreira que ele queria ter seguido:
Pintor.
Sobre a carreira que seguiu:
Aviador, pois os adultos o desencorajaram a ser pintor.
Sobre a imaginação e as suas únicas obras de artes até o livro:
A jiboia que engoliu um elefante e a jiboia que comeu um elefante aberta.
Desenhei na lousa a jiboia fechada e depois a abri,
ela estava ao lado de diverso chapéus.
Muitos viram um chapéu,
e agora esses que não têm imaginação
deverão utilizar a minha jiboia que comeu um elefante
como se fosse um chapéu!
Imaginem só, uma jiboia de 7 metros com um elefante adulto dentro
sobre a cabela de uma criança de 4º ano... será muito engraçado!
Essa será a primeira oficina de criação deles.
Esta é a jiboia das ilustrações do autor:
Agora nossas
pequenas princesas
com as caixas
que guardam as faixas de
todos os alunos de cada sala!
8/3 à 29/3/2016
Nesta semana ouvimos os capítulos 3, 4, 5, 6 e 7. Neles e nos anteriores pudemos conhecer melhor o Pequeno Príncipe e o nosso Aviador. Começamos a aula buscando na memória aquilo que já havíamos ouvido:
O que o Pequeno Príncipe pediu ao aviador quando o encontrou?
"Desenha-me um carneiro?"
Quantos carneiros e quais ele desenhou?
Quatro: o velho, o bode, o doente e o jovem na caixa.
Refletimos sobre o fato de o Pequeno Príncipe
aceitar o carneiro na caixa a qualquer outro.
Perguntei para eles o que é que uma caixa pode guardar e a resposta
foi que "pode guardar qualquer coisa"!
Quando recebemos um presente em uma caixa,
e sabemos que pode ser o que nós queremos ganhar, ou precisamos,
ao ver a caixa imaginamos as coisa mais perfeitas
lá dentro. A caixa guarda coisas valiosas.
Imaginar sobre o que há na caixa
é receber o presente perfeito, pois é exatamente como o imaginamos.
O asteroide B612 é do tamanho de uma casa.
Então comparamos o tamanho de uma casa na Terra,
que é o nosso planeta, e uma casa como a luz dessa foto
cheia de casas iluminando o mundo, com o tamanho do asteroide.
A casa na Terra é um pequeno ponto. O asteroide, do
tamanho de uma casa é como esse mesmo ponto.
Ele fala da Toalete pessoal e a toalete do planeta,
Comparamos os cuidados do personagem
aos cuidados que são necessários para a nossa casa
e nosso planeta, e ainda podemos comparar
os cuidados de toalete pessoal e do planeta com a nossa toalete
emocional e espiritual, caso pensemos que o nosso asteroide
é o nosso próprio EU.
Nestas duas semanas ouvimos os capítulos8, 9, 10, 11, 12 e 13. Conhecemos a Rosa, entendemos o motivo de o Pequeno príncipe ter saído de seu asteroide para viajar. Ele começou a contar os planetas que conheceu e quem encontrou em cada um deles.
Em cada planeta o pequeno príncipe conheceu uma pessoa diferente,
e todas essas pessoas se identificavam pelas suas profissões!
Os alunos conheceram então:
O planeta do Pequeno Príncipe é muito pequeno,
qual o seu tamanho?
Então comparamos o tamanho de uma casa na Terra,
que é o nosso planeta, e uma casa como a luz dessa foto
cheia de casas iluminando o mundo, com o tamanho do asteroide.
A casa na Terra é um pequeno ponto. O asteroide, do
tamanho de uma casa é como esse mesmo ponto.
Este asteroide é como a casa |
Um ponto de luz dessas, na Terra. |
Ele fala da Toalete pessoal e a toalete do planeta,
Comparamos os cuidados do personagem
aos cuidados que são necessários para a nossa casa
e nosso planeta, e ainda podemos comparar
os cuidados de toalete pessoal e do planeta com a nossa toalete
emocional e espiritual, caso pensemos que o nosso asteroide
é o nosso próprio EU.
Para quê o Pequeno Príncipe queria o carneiro?
Para comer as sementes más, no caso, os baobás.
Baobás |
Baobás |
Baobás |
Qual o motivo da preocupação do Pequeno Príncipe
em relação ao fato de o carneiro comer flores?
O motivo é a sua rosa.
Para quê servem os espinhos?
Segundo o narrador, para machucar os outros.
Segundo o Pequeno Príncipe, serve para que as flores possam se proteger.
Lousa de uma sala sobre a memória |
Lousa 6º ano, que entrou para o projeto, sobre a memória |
29/3 à 11/4/2016
Nestas duas semanas ouvimos os capítulos8, 9, 10, 11, 12 e 13. Conhecemos a Rosa, entendemos o motivo de o Pequeno príncipe ter saído de seu asteroide para viajar. Ele começou a contar os planetas que conheceu e quem encontrou em cada um deles.
Em cada planeta o pequeno príncipe conheceu uma pessoa diferente,
e todas essas pessoas se identificavam pelas suas profissões!
Os alunos conheceram então:
O REI Discutimos a questão de autoridade, de respeito e de ordem. |
O BÊBADO Falamos sobre a incongruência no fato de beber para esquecer que tem vergonha de beber. |
O VAIDOSO Fizemos a relação sobre o chapéu e a vaidade, e em o quanto pode ser triste a vida de alguém que não consegue viver com o outro. |
muito legal o projeto.. adorei
ResponderExcluir