Lei de direitos autorais

LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Artigo 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou;

Projeto "O Pequeno Príncipe"

Projeto "O Pequeno Príncipe" 2016 - 4º anos

   Sejam bem-vindos à página que vai trazer atualizações do projeto O Pequeno Príncipe. Resolvi fazer uma página para que possa ser atualizada como um diário de bordo, mas na verdade vai ser mais um semanário de bordo.


O projeto

   Pelo amor que as professoras (sendo eu a Laura, que lecionará como professora de projetos dos quartos anos de 2016, e das professoras titulares das turmas em questão) têm pela obra "O Pequeno Príncipe", decidimos fazer um projeto de leitura e interpretação, com oficinas e produto final baseados na obra.
    Iniciamos pensando na maneira que seria feita a leitura na sala de aula, e com o apoio da professora da Sala de leitura encontramos uma forma diferente de tratar essa leitura: de forma cinestésica. 
    Sendo assim, os alunos ouvirão a leitura dos capítulos do livro vendados, para trabalhar a imagem na cabeça e através da compreensão do audio, de forma que privilegiaremos a imaginação e a audição neste percurso.
    Para que os alunos fiquem vendados de forma confortável eu pedi à minha sogra que confeccionasse as vendas com elástico e TNT, passamos o sábado de 20/3 - eu, ela e meu marido - cortando, dobrando costurando e recortando as sobras de linha.
    Cada aluno terá a sua própria venda e a utilizará em todas as aulas que faremos a leitura dos capítulos.


22/2 à 8/3/2016

     Nesta semana nós apresentamos o material para os alunos, cada faixa ganhou  um envelope feito de origami, com papel sulfite reciclado, no qual colocaram seus nomes e poderão guardar suas faixas. Veja a dobradura que fizemos na imagem abaixo, acompanhe o passo a passo para o tamanho de um CD:







Passo a passo retirado deste link

    Depois de apresentado o material e registrado seus nomes os alunos do 4ºA agradeceram à D Fátima pelo carinho no vídeo que segue:



    
Esta é a D fátima:


  Esses são os alunos durante a leitura da dedicatória e capítulos 1 e 2:













   Após a leitura conversamos sobre quem narra a história: 

O aviador.


   Sobre a carreira que ele queria ter seguido: 


Pintor.


   Sobre a carreira que seguiu: 


Aviador, pois os adultos o desencorajaram a ser pintor.


    Sobre a imaginação e as suas únicas obras de artes até o livro:


A jiboia que engoliu um elefante e a jiboia que comeu um elefante aberta.

Desenhei na lousa a jiboia fechada e depois a abri, 
ela estava ao lado de diverso chapéus.



Muitos viram um chapéu, 
e agora esses que não têm imaginação 
deverão utilizar a minha jiboia que comeu um elefante 
como se fosse um chapéu! 
Imaginem só, uma jiboia de 7 metros com um elefante adulto dentro 
sobre a cabela de uma criança de 4º ano... será muito engraçado!

Essa será a primeira oficina de criação deles.

Esta é a jiboia das ilustrações do autor:

 

Agora nossas  
pequenas princesas 
com as caixas 
que guardam as faixas de 
todos os alunos de cada sala!





8/3 à 29/3/2016


   Nesta semana ouvimos os capítulos 3, 4, 5, 6 e 7. Neles e nos anteriores pudemos conhecer melhor o Pequeno Príncipe e o nosso Aviador. Começamos a aula buscando na memória aquilo que já havíamos ouvido:

O que o Pequeno Príncipe pediu ao aviador quando o encontrou?


"Desenha-me um carneiro?"

Quantos carneiros e quais ele desenhou?


Quatro: o velho, o bode, o doente e o jovem na caixa.



Refletimos sobre o fato de o Pequeno Príncipe 
aceitar o carneiro na caixa a qualquer outro.

Perguntei para eles o que é que uma caixa pode guardar e a resposta
foi que "pode guardar qualquer coisa"!
Quando recebemos um presente em uma caixa,
e sabemos que pode ser o que nós queremos ganhar, ou precisamos,
ao ver a caixa imaginamos as coisa mais perfeitas
lá dentro. A caixa guarda coisas valiosas.
Imaginar sobre o que há na caixa
é receber o presente perfeito, pois é exatamente como o imaginamos.


O planeta do Pequeno Príncipe é muito pequeno, 

qual o seu tamanho?


O asteroide B612 é do tamanho de uma casa.

Então comparamos o tamanho de uma casa na Terra, 
que é o nosso planeta, e uma casa como a luz dessa foto
cheia de casas iluminando o mundo, com o tamanho do asteroide. 
A casa na Terra é um pequeno ponto. O asteroide, do
tamanho de uma casa é como esse mesmo ponto.


Este asteroide é como a casa

Um ponto de luz dessas, na Terra.

Ele fala da Toalete pessoal e a toalete do planeta,
Comparamos os cuidados do personagem 
aos cuidados que são necessários para a nossa casa
e nosso planeta, e ainda podemos comparar
os cuidados de toalete pessoal e do planeta com a nossa toalete 
emocional e espiritual, caso pensemos que o nosso asteroide
é o nosso próprio EU.



Para quê o Pequeno Príncipe queria o carneiro?

Para comer as sementes más, no caso, os baobás.

Baobás
Baobás

Baobás


Qual o motivo da preocupação do Pequeno Príncipe

em relação ao fato de o carneiro comer flores?

O motivo é a sua rosa.



Para quê servem os espinhos?

Segundo o narrador, para machucar os outros. 
Segundo o Pequeno Príncipe, serve para que as flores possam se proteger.




Lousa de uma sala sobre a memória
Lousa 6º ano, que entrou para o projeto, sobre a memória




29/3 à 11/4/2016


Nestas duas semanas ouvimos os capítulos8, 9, 10, 11, 12 e 13. Conhecemos a Rosa, entendemos o motivo de o Pequeno príncipe ter saído de seu asteroide para viajar. Ele começou a contar os planetas que conheceu e quem encontrou em cada um deles. 




Em cada planeta o pequeno príncipe conheceu uma pessoa diferente,
 e todas essas pessoas se identificavam pelas suas profissões!
Os alunos conheceram então:

O REI

 Discutimos a questão de autoridade, de respeito e de ordem.

O ACENDEDOR DE LAMPIÃO

Discutimos a questã ode o menor planeta pertencer 
a quem exerce uma função importante, 
pensando nos outros e é um trabalhador, 
e o fato de as regras não serem alteradas
conforme as necessidades quesurgem e 
a classe trabalhadora continuar
pagando o preço. Claro que nos 
termos mais claros para a faixa etária.



O BÊBADO

Falamos sobre a incongruência no fato de beber
para esquecer que tem vergonha
de beber.

O GEÓGRAFO

Falamos das funções e da necessidade de 
buscar conhecer as coisas, sair ao campo. 
Discutimos as questões de autoridade no assunto,
provas de um conhecimento e como aceitamos 
as provas facilmente
se acreditamos que aquela autoridade 
no assunto sabe sobre todo o assunto.

O HOMEM DE NEGÓCIOS

Aqui os alunos puderam reconhecer o homem 
que na verdade era um cogumelo. Discutimos o 
significado que há na importância de ser importante 
para algo que na verdade não faz sentido.


O VAIDOSO

Fizemos a relação sobre o chapéu e a vaidade, e em o 
quanto pode ser triste a vida de alguém que não 
consegue viver com o outro.
 
Lousa dessas semanas









11 à 29/4/2016

 

 Neste período fizemos a oficina de jiboia,

para tanto, visto que temos o objetivo de trabalhar

a sinestesia, buscamos trabalhar o toque e o olhar.

 

As professoras trouxeram a técnica de preenchimento de pintura circular

demonstrado no vídeo a seguir, assim   como a finalização com o lápis branco.

 


O desenho foi levado para o preenchimento e essas são fotgos durante a oficina!

O 6ºC utilizou a técnica em desenhos impressos. O objetivo

era não se preocupar com a criação das formas e apenas com

o preenchimento. A paciencia e a dedicação, o "tempo perdido"

foram foco durante toda a oficina.

   














































E agora alguns desenhos com o preenchimento feito pela professora Laura





2 à 13/5/2016


Nestas semanas ouvimos os capítulos 14, 15 e 16.
Porém, não só isso, nós buscamos memória e relembrar o que viemos ouvindo,
assim pensamos um pouco sobre cada tema relembrado e 
os alunos que desejaram fizerem desenhos que representassem o que
discutimos, assim como utilizaram imagens e anotações da lousa.
Veja os desenhos:






























































































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