Lei de direitos autorais

LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Artigo 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou;

18 de out. de 2013

Stephanie - Capítulo 9: O garoto ingênuo.



            O dia amanheceu quente e ensolarado e logo Perycles acordou, foi tomar café com a sua mãe:
-Bom dia, mãe! – e a beija no rosto amorosamente.
A mãe sorri e responde:
-Vai jogar bola hoje? – enquanto serve o café com leite e bolacha de água e sal.
-Vou, ali na rua do Rodrigo.
Eles tomam café juntos, e o garoto pega o sapato surrado e vai jogar com os colegas. Já na rua de barro, encontra Rodrigo
-E aí? Tudo bem?
-Beleza, você vai ficar de volante. – orienta Rodrigo.
A pelada começa com a bola no meio de campo entre o Rodrigo e o Perycles, eles tocam a bola e vão invadindo o campo adversário, Rodrigo toma a posse da bola e joga de cobertura, o Perycles pega no peito e chuta para o gol de chinelos fazendo um gol. A alegria contagia e o jogo acontece animado, e o time deles vence. Já é onze horas e todos correm para casa, pois logo é hora da aula.
Perycles toma um banho rápido e almoça correndo, pois logo chegará a perua da prefeitura. O almoço já estava servido de arroz, feijão e carne moída com batata e molho. Ele come tudo e conversa com a mãe durante a refeição.
-Como está a escola? Você está sendo bem tratado?
-Ah mãe, normal. Só não entendo a menina nova, sabe a que se mudou para cá há uma semana?
-Ela está passando por uma fase difícil, você precisa entender. Por que não a chama pra vir aqui? Estava conversando com a D. Guilhermina e ela disse que a garota passa o tempo todo no quarto.
-Eu tentei conversar com ela outro dia e ela me esnobou, eu não entendi o motivo.
Ele arruma a mochila e escova os dentes para aguardar a perua, enquanto isso assiste um pouco de televisão. Enquanto ele assiste a um desenho e se diverte a perua buzina e ele se despede da mãe. Sabe que assim que a perua passar na frente da casa de Stephanie ela se esconderá deles, como sempre faz.
É exatamente o que acontece, ela se esconde atrás da arvore, ele pensa “Será que ela não percebe o mico que está pagando? Porque será que ela faz isso? Acha que todo mundo acredita que ela mora na Aricanduva?”, a perua leva uma hora para buscar a todos, logo entram o Rodrigo e companhia e tudo vira uma conversa alta e alegre sobre futebol, pois no dia seguinte terá campeonato e o time deles irá disputar a final.
Na porta da escola ele chega junto com a Stephanie, observa ela e a amiga Renata. Ele sempre achou a Renata a garota mais linda da escola. Ele não tinha coragem de falar com ela, então ele só olhava para ela, cada movimento era como se fosse um bale que ele viu um dia de excursão para o CEU. Ela era doce e delicada como um anjo aos seus olhos. Mas ele nunca diria isso para ela.
Durante a aula, ele sentava no fundo da sala, era sossegado, mas conversava bastante e tinha amizade com quase todo mundo da escola. A aula mais legal era a de artes, ele adorava e hoje a professora pediu para eles fizessem um grafite em uma tela, eles começariam hoje. Ele estava muito empolgado e com muitas ideias.
-Vamos formar grupos de quatro alunos! – disse a professora.
Sempre era ele e o Rodrigo, a professora teria que deixa-los fazerem em dupla. Mas Stephanie e Renata ficaram excluídas, e a professora obrigou-as a trabalhar com os dois rapazes. Elas vão para o grupo de mal grado e nem olham na cara deles, Perycles se sente intimidado pelas garotas, e acaba fazendo todo o trabalho com o Rodrigo, sem que elas os ajudassem. O trabalho fica lindo e a professora elogia demais. Hora do intervalo.
As meninas saem sem ao menos agradecerem pela nota ganha. O Rodrigo fica muito bravo e acaba falando alguns desaforos para elas, mas nada que elas respondam. Elas simplesmente o ignora.
O dia transcorre como o de costume, logo acaba a aula e ele está novamente na perua e vê Stephanie descendo com o pai, ambos andam bem rápido, ela vai à frente e ele a segue. Chega a casa cansado, mas animado, pois vai jogar seu Play 1, que ganhou do primo que mora na Bahia. Depois do jantar ele lava a louça para a mãe dele e vai fazer lição de casa. Ele não tem internet, quando precisa pesquisar vai à casa da D Guilhermina, geralmente ela serve até chá. Porém hoje a lição é do livro de matemática.
Por volta das nove da noite Solange chama no portão gritando por socorro. D Guilhermina tinha caído da escada da entrada quando foi abrir o portão para ela entrar. Ela torceu o pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário