Lei de direitos autorais

LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Artigo 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou;

17 de abr. de 2013

Entrevista com o professor Ricardo Paulino de Aguiar – nosso novo coordenador pedagógico. Entrevista realizada em 5/4/13



Professor de Biologia e Ciências, desde 2000 leciona e está muito satisfeito com a sua profissão.

Professora Laura: Você é músico, e muitos já sabem disso, porém nos conte um pouco sobre a sua formação na área.
Professor Ricardo: Estudo desde criança até hoje, mesmo que de uma forma autônoma. Inicialmente estudei saxofone, uma prática que durou por sete anos. Estudei também violino por três anos, piano e violão por seis meses cada. Todos essas referências em relação ao estudo com aulas e tudo mais, depois parti para a aprendizagem autônoma, baseada em meus próprios conhecimentos para desenvolver mais técnicas.  Ainda estudei outros instrumentos sem auxílio de professor, pratico desde os nove anos e nunca deixei de tocar, pois é muito prazeroso.
Professora Laura: Então, quantos instrumentos você toca no total?
Professor Ricardo: Saxofone, violão, piano, violino e órgão um pouco. Me dedico mais ao Sax e ao violino.

Professora Laura: De qual desses instrumentos você gosta mais?
Professor Ricardo: Ah, é difícil de responder, eu fico entre o sax e o violino, pois o violino eu gosto mais quando estou treinando mais com ele, e quando troco por sax acontece o mesmo, esqueço de um e do outro quando me dedico separadamente, de tanto que gosto. Não dá para elencar.

Professora Laura: E porque você toca tantos instrumentos?
Professor Ricardo: Eu sempre gostei de música, principalmente a erudita. Sempre me dediquei mais a esta área da música, sempre fui influenciado por ela. Por isso me apaixonei e até hoje me mantenho apreciando-a.
Professora Laura: Fale um pouco do quanto a música erudita pode auxiliar na formação cidadã.
Professor Ricardo: Existem muitas pesquisas nesta área. A múscia auxilia no desenvolvimento da cognição e de vários outros aspectos como o raciocínio. A música tem muita matemática, mas também vai além do raciocínio. Ela ajuda, e muito, o processo de desenvolvimento, inclusive na disciplina, pois a música exige muito disso.
Professora Laura: Você é a favor do ensino de música nas escolas públicas?
Profesor Ricardo: Com certeza, pois o talento não depende da classe social, por exemplo, uma pessoa que more em um lugar com muitas dificuldades e precariedade, isso não é medida para não se dar o talento. A oportunidade vem e não deve ser diferenciada por classes.
Professora Laura: Desde o dia três de Abril de 2013 você assumiu a Coordenação pedagógica da nossa escola, quais são as suas expectativas em relação ao seu novo desafio?
Professor Ricardo: Eu espero dar o meu melhor, fazer o que eu puder e ajudar aos professores e alunos, pensando mais na questão pedagógica. No momento atual percebo que é um trabalho difícil, há muito o que  fazer, mas a disposição para realizar é um diferencial que tenho a meu favor hoje.
Professora Laura: Para que possamos entender melhor, quais são as funções do coordenador pedagógico em relação aos pais, alunos e professores?
Professor Ricardo: Não há uma rotina para que seja realizada, é muito dinâmica a função de um coordenador, e temos uma série de tarefas desde as administrativas até as que se referem unicamente a trato com os alunos no foco da dificuldade de aprendizagem. Percebo que a principal função está na intermediação entre os professores, pais e alunos e a direção, fazer esse meio de campo é a função principal... ser o vínculo entre todos é o que o coordenador faz.
Professora Laura: E você gosta de trabalhar No JODE? Por quê?
Professor Ricardo: Muito, eu tive oportunidade de sair daqui, mas fui acolhido de uma maneira especial nesta escola, não há comparação em qualquer outro lugar que estive, desde o estado até o município. Todos são diferentes aqui, a comunidade, a direção, os alunos e os professores, temos um diferencial e se eu pudesse resumir o JODE em uma única palavra seria “Acolhedora”.
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