Lei de direitos autorais

LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Artigo 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou;

18 de dez. de 2012

O pequeno príncipe: livro para criança?

Retirado desse link
   Começarei falando de minha experiência infantil com o livro: sexta série do ensino fundamental II, por volta de 1994, a professora Hilda - maravilhosa professora de português -, cansada de ver os alunos levarem suas tarefas bem empurradas com a barriga, resolveu dar um choque em todos nós...prova sobre o livro "O pequeno príncipe"!!! Teríamos dois meses para lê-lo, e então fazer a prova sobre ele. Eu não me mexi muito, não era pró-ativa. Bombei e levei o meu primeiro D (nota vermelha), por não ter lido o livro.
   Desde então me tornei uma leitora assídua e parte da culpa de eu ser professora hoje vem disso. Porém vim a ler o livro apenas em 2011, pois em minha cabeça o livro era infantil. Mal sabia eu... A história nem é exatamente sobre o garoto, é sobre o aviador que cai no deserto e conhece o gatoro que conta-lhe mil histórias, todas com fundo moralizador e crítico, e o pior é que faz a gente chorar de tristeza.
   Você já deixou seu filho ler, não é? Há algo na cultura brasileira que faz com que certos livros sejam infantis e eu não consigo entender, pois muitos são terríveis, quando não abordam temas difícies e acabam dando uma visão  de mundo, para essas crianças, que é muito mais negativista do que o que elas precisam. teu garoto torna-se crítico e tem medo de coisas que antes não o preocupavam, e você não entende o motivo. Cuidado com a leitura que dá ao teu filho.
   O livro é maravilhoso, isso eu não posso contestar, mas é um livro adulto e sensível, recomendo a leitura para adolescentes mais maduros, e que não estejam passando por fase suicída. Falo sério!
   Leia-o com parcimônia e procure parar a leitura para pensar, pois eu levei exatas 3 horas para ler, e estou até hoje refletindo e refletindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário