A relação entre as diferenças na sociedade muitas vezes apareceu como um problema ao longo da história, vezes por preconceito, outras por dominação de classes desprovidas, e até mesmo por não saber lidar com o diferente. Uma coisa ligada a essência do indivíduo é a desconfiança do que lhe é estranho, o indivíduo de fato sabe como lidar com a diferença?
Muitas vezes quando um indivíduo se depara com alguém que lhe parece estranho, seja pela cor, doutrina, modo de vida, etc. Ocorre uma reação negativa, porque quando tal indivíduo está em posição de conforto, coisas diferentes podem ser uma ameaça a isso. E a resposta a essa suposta ameaça pode ser muito ofensiva.
Um grande exemplo da intolerância ao diferente é a homofobia, onde o indivíduo intolerante se renega ao comportamento homo afetivo, pois isso vai contra os seus costumes consolidados ao longo de sua vida, enxergando isso como uma ameaça, e apresentando uma reação que pode ser de estranheza ou agressividade.
Portanto, desde o princípio, na formação da índole do sujeito, deve ser posto como comum o convívio com pessoas diferentes, criando o devido respeito social e boa convivência, além de garantir o direito à liberdade de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário