Aquilo que hoje é cultura popular e sem valor será um dia a cultura elitizada e da minoria, gurmetizada para gostos daqueles que estão em vantagem dentro das relações de poderes que existe em nossa sociedade
Laura Lucy Dias
A cultura elitizada entra na escola e o livro
didático promulga este olhar de cultura elitizada e excludente da cultura
popular. Isso acontece muitas vezes de caso impensado e reprodutivo dentro do
que se diz uma cultura de qualidade quando se compara o gosto da minoria ao da
maioria. Questionar é importante, levar o aluno ao conhecimento e à aquisição
de novos pensares não significa que a cultura de sua geração e local seja ruim,
ainda mais em contra partida de uma cultura que foi escolhida para ser “melhor”
que outra, e não por ser diferente de verdade.
O
saudosismo nega o agora como realidade histórica e expressão dos alunos, dos
agentes desse tempo, é importante como professor analisar essas ondas culturais
(como foi o Beatles, como é o funk, em sua evolução é o rap, etc) da maneira
que são: um grito expressivo desse grupo cultural. Como criticar algo sem
entender seu desenvolvimento de processo cultural e levar aqueles que consomem
e produzem neste contexto ao caminho autônomo e de interesse geral? Qual a
intenção de quem quer que haja um pensamento crítico e de quem deseja apenas
movimentar um mercado lucrativo? Derrubar o rumo comercial e de senso comum
relaciona-se diretamente ao cunho político e educacional e não do capitalista e
de consumo.
Qual é o
interesse de produção da cultura popular e de massa? Em geral inicia-se como um
contraponto cultural (contracultura) dentro de seu grupo de consumo, produção e
seus ideais, elitizar ou julgar com valor inferior a algo é uma questão direta
sobre relações de poder: a desigualdade permite culturas diferentes partindo do
acesso que se tem, do dinheiro que se tem, das possibilidades de produção que
se tem e do que a sociedade permite e tem.
Sou a favor
da transformação e ela só é possível através das relações de cultura,
conhecimento, questionamento, transformação, novas culturas, conhecimentos
novos, novos questionamentos, transformações sobre o novo contexto, e assim por
diante em um ciclo de vida necessário para melhorar.
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