Lei de direitos autorais

LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Artigo 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou;

24 de fev. de 2014

6 passos para a produção textual




A produção textual em nossa sociedade ocorre em diversos âmbitos, desde bilhetes até produções científicas, e por isso é importante que pensemos nela como um processo, principalmente aquelas que se destinam a um meio social mais amplo que aquele de nosso meio íntimo de amigos e familiares.
Por isso, este texto pretende ser objeto de consulta e orientação para a produção textual consciente e de qualidade. Atente-se para o fato de que ao dominar algum passo, o autor possa trabalhá-lo à sua maneira.
1º passo - TEMA
Para produzir um texto, seja ele uma carta formal ou informal, uma reportagem, uma notícia, um artigo de qualquer cunho, um conto, um poema, etc, é necessário saber sobre o que vai se escrever. Quando o tema vem definido pelo professor ou prova que esteja solicitando a produção, pode-se fazer um debate sobre o tema ou uma pesquisa para auxiliar em sua produção.
Depois de verificar o tema e pesquisar sobre ele, é interessante criar uma lista dos itens que abordará dentro dele, como no caso do tema “Direito dos animais”, em que podemos ter a lista abaixo para utilizar em nosso texto?
-Maus tratos;
- Abandono;
- Adoção;
- Saúde e vacinação;
- Responsabilidade do ser humano;
- rinha e
- canil e compra de animais.
A partir dela pode-se produzir um texto com o tema “direito dos animais”, discorrendo sobre estes itens, ou alguns deles, para enriquecê-lo.

2º passo - Gênero Textual
Ao se produzir um texto é necessário conhecer as características do gênero em questão, para inicialmente produzi-lo dentro delas, como, por exemplo, a poesia. Saber que ela é escrita em versos e utiliza-se de elementos que causam a musicalidade, como as rimas e as sílabas poéticas, ajuda a se preocupar com seu texto no início e no passo da revisão a corrigi-lo de acordo com o gênero.

3º passo - Produção da primeira versão do texto
Neste momento você deve produzir seu texto de uma maneira que ele tenha linguagem adequada (formal ou informal) e sem se preocupar diretamente com as questões ortográficas, gramaticais, de coesão e de coerência. Uma dica é utilizar palavras que você conheça, para não cometer erros como os ortográficos e de significado delas.
4º passo - Revisão da adequação de seu texto ao tema e gênero textual
Agora, finda a produção da primeira versão de seu texto, vem a sua segunda versão (e ainda não a definitiva) com as devidas adequações ao gênero textual e ao tema. Para tanto é importante que você utilize ferramentas como gramáticas e perceba se seu texto está de acordo com o que lhe foi solicitado. Por exemplo, em uma produção que homenageie aos professores, não se deve falar mal ou reclamar deles.
5º passo - Revisão ortográfica, gramatical e de coesão e coerência
E a hora para se ter uma gramática e um dicionário para auxiliar a correção de seu texto, se possível com a ajuda de um leitor que possa identificar outras ocorrências que lhe tenham passado despercebidas.
6º passo – “Passar a limpo”
Agora é hora de passar o texto para a folha de respostas, em sua versão definitiva para a sua divulgação ou entrega ao professor, para avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário